Pessoal

Dicas de Fotografia (Opinião Amadora)

20 de agosto de 2013
“Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção”. Martine Franck

Imagem: We♥It.

Oi Meninas e Meninos!!!

Ontem foi o Dia Mundial da Fotografia. Antes de começar quero deixar bem claro, o que vou escrever são pequenas dicas AMADORAS, não sou profissional e também não quero me passar por tal, estas dicas são pra quem possui um blog, usa o Instagram ou quer dar uma melhoradinha nas imagens exibidas na internet.

Eu adoro ler blogs, e a primeira impressão são as fotos, pois são elas que ao bater os olhos dão a ideia do que esta escrito.

  • Manual da Câmera (Primeira coisa essencial ao usar a câmera)

Leia o Manual, não tenha preguiça, ele ajuda 50% a melhorar suas fotos com as dicas de como mexer na câmera. Não sabe pra que serve aquele botão? O que é aquele símbolo? no Manual isso é respondido facilmente.

Não tem o Manual em português da sua câmera, põe no Google.

Exemplo manual + marca e modelo da câmera + portugues.

  • Macro

O erro mais comum que vejo são fotos desfocadas, eu não entendo como a pessoa gasta seu tempo em escrever um texto bom, e na hora de mostrar o produto, ou que ela esta falando, a foto mostra um borrão.

Veja esta linda rosa!!!

Você consegue ver a silhueta da rosa e imaginar só, tudo bem que a foto abre nossa imaginação, mas se queremos mostrar algum detalhe, você consegue enxergar?!

Poxa!!! Isso tira todo o contexto do blog e passa o leitor um blog desleixado. O Photoshop da jeito em tudo, mas em foto desfocada nem o coitado ainda consegue melhorar, pra vocês sentirem o drama mesmo… .

Quando o que você quer fotografar é pequeno, ou você quer fotografar de perto um detalhe, procure a função MACRO na sua câmera, geralmente o símbolo de uma flor, em câmeras mais sofisticadas, esta função é automática, existe o autofoco (AF), porém nem todas são assim.

Imagem: Canon Global.

Outra dica é antes de bater a foto, procure pressionar o disparador até o meio, você vai perceber na imagem do seu visor, normalmente um retângulo se ele estiver verde* o foco esta bom e só continuar a pressionar o disparador e bater a foto, caso esteja vermelho, afaste um pouco a câmera e volte a pressionar o disparador até o meio, até o momento que a câmera mostre este retângulo verde*.
*Em algumas câmeras a cor pode mudar.

Imagem: Canon Global.

  • Fundo

Procure fundos contrastantes ao seu produto, evite colocar com fundos muito coloridos, ou na mesma cor do produto, isso quebra atenção pra o que você quer demonstrar, é bonito é, mas se você quiser chamar atenção pra seu produto cuidado com objetos em cena, ou as pessoas vão se preocupar em saber onde você comprou a revista, o ursinho e o produto nada.

O fundo da ideia de que a flor faz parte dele, no caso de chamar atenção para a flor, isso ficou perdido.

  • Iluminação

Fotografia é luz, então escolha fotos tiradas na luz do dia, é a melhor opção, não dá, sem problemas, crie a sua iluminação, abajur, refletores, evite as lâmpadas quentes, use as frias, eu não gosto de usar flash da câmera, acho que as fotos não ficam na cor natural, eu uso quando a distância, pois perto o flash quebra encima aí fica aquela marca brilhante e você perde detalhe.

  • Edição

Depois da foto tirada é hora de editar, procure sempre conhecer o tamanho das postagens do seu blog, ou do Instagram, ou do lugar onde você vai expor suas fotos, isso diminui o tamanho e o carregamento do blog, site é mais rápido, no Instagram nem é preciso se preocupar, pois ele já faz isso, apesar do blog também fazer o mesmo, o recomendado e melhor, é observar o tamanho das postagens e focar nela, pois não perdemos qualidade da imagem com o redimensionamento das imagens através do sistema do blog e ganhamos com a diminuição do tamanho, com isso carregamento mais rápido.

Um bom programa é o PhotoScape, ele é fácil de manipular as imagens, é bem básico, mas ajuda muito quem não sabe mexer ou não tem paciência com Photoshop, ele já tem filtros, montagens, molduras e uma coisinhas extras. Recomendadíssimo.

Pra quem sabe usar o Photoshop e o Lightroom são ótimos editores de imagens, eu uso o Photoshop, pois gosto de usar o Salvar para Web, fica menor o peso da foto sem perder muito a qualidade.

  • Marca D’agua

Bom, depois que tive uma foto minha de uma artista, creditada com se fosse da equipe da mesma, isso mesmo, gente profissional, usando indevidamente sem créditos e ainda pior, né, usando foto de uma câmera digital que na época nem profissional era, eu passei a usar tags nas imagens, e recomendo o uso, aí cabe a cada um a maneira que vai usar. Tome cuidado para não tirar atenção, você entra no blog pra ver uma maquiagem e lá esta uma tag bem grande que não deixa ver os detalhes, tenha bom senso em usar, evite alto ou baixo relevo, os mais recomendados são as tags com opacidade baixa, quase transparente nestes casos, ou no cantinho com opacidade normal.

Sempre quando for editar uma imagem, nunca edite a original, faça uma cópia, e trabalhe encima desta, isso faz com que você mantenha a EXIF original (informações sobre as condições técnicas de captura da imagem), e caso sua imagem então tenha sido usada indevidamente, você terá a original pra provas e lhe assegura de aborrecimentos.

  • Direitos Autorais

No blog também uso o DMCA, ele protege as imagens, assegurando os meus direitos autorais. Lembre-se sempre quando usar uma imagem que não é sua, coloque sempre a FONTE, isso vale pra texto também e pergunte antes de usar, evite aborrecimentos, apesar da internet parecer um lugar sem dono, saiba que não existem anônimos e já existem leis específicas pra isso, informando a fonte é uma maneira de você passa credibilidade ao seu conteúdo.

  • Câmera

Costumo dizer que a câmera é aquela que seu bolso pode pagar, tem gente que tira foto de celular e fica bem melhor que com câmera profissional, se você vai usar só pra o blog, compre a que se bolso pode pagar, oras! Não se afunde em dívidas, pois não é a câmera que tira foto e sim você, ela apenas reflete no papel aquilo que você antes de tirar a foto, viu como bonito, porém sempre me pedem indicações, eu depois que comprei minha primeira Canon, me apaixonei, então a indicação vai pra ela, uma com custo-benefício bom é a Canon Powershot SX160 IS, custa em torno de R$500,00, tem ótimo zoom, macro automático, etc… Anterior a Canon EOS Rebel T4i que hoje possuímos, era ela que usávamos no blog e você nem percebe a diferença, não é mesmo.

Imagem: Canon Global.

Na dúvida de como fazer uma foto, do que é bonito, imagine seu blog como uma revista, depois pegue a sua revista favorita e veja as fotos, serve como inspiração pra seu blog, e não pense que é só tirar 1 foto, muitas vezes pra uma única postagem são mais de 100 fotos pra ser escolhida 5.

Um site que serve também de inspiração é o We Heart It, lindas imagens inspiradoras, lembre-se de citar a Fonte ao colocá-las no blog.

Espero que vocês tenham gostado e digam pra nós que dicas querem ver, quais são as dúvidas de fotos que tem? Use o espaço de comentários pra fazer parte do nosso blog com sua opinião também.

Beijos, ISA

Compartilhe, Curta e Comente 16 Comentários
Artigo Anterior Artigo Posterior
    Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:
     
    Siga Siga no feedly