Filmes | Séries | TV

Filme: O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)

Filme: O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)

❝Às vezes, são as pessoas de quem menos esperamos que fazem coisas que ninguém poderia esperar!❞

Olá!

A dica de hoje é de um filme pra assistir no fim de semana, ele não esta mais em cartaz, aliás não sei se esteve em cartaz nos cinemas brasileiros, é um filme biográfico adaptado (Oscar 2015 de Melhor Roteiro Adaptado) do livro “Alan Turing: The Enigma“, escrito por Andrew Hodges.

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e conta a história de Alan Turing (23 de junho de 1912 — 7 de junho de 1954), matemático, considerado o pai dos computadores modernos, que liderou um grupo da inteligência britânica na missão de decifrar os códigos da máquina Enigma usada pela Alemanha Nazista.

Filme: O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)

Eu adoro filmes biográficos, pois aprendo muito com eles, e como minha concentração pra historia em livros é péssima, os filmes acabam me fascinando e este não foi diferente, me apaixonei, não só pelo filme como por Alan Turing, tanto que depois de assistir busquei livros pra entender este gênio incompreendido por uma sociedade preconceituosa.

Para quem gosta de romance ou comédia-romântica sem chance, apesar de ter romantismo no filme viu, aliás muito mais que filminhos de príncipe encantado, o filme como eu disse se passa na guerra, e a princípio não fascina, pois Turing passa uma imagem muito arrogante, pela determinação que ele tem e principalmente acredita, ele em alguns momentos acaba subestimando as pessoas ao seu redor, porém inocentemente. Quando digo inocentemente; uma pessoa arrogante não aceita opiniões e Turing observando que no ambiente que ele estava, as pessoas não tinham muito apreço por ele, buscou saber o que estava errado e mudou, nunca um arrogante nato faria isso.

Filme: O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014)

Um outro fator da vida de Turing que a cada dia se extingue, é a ajuda ao próximo, infelizmente as pessoas estão focadas em ajudar as outras com curtidas e compartilhamentos, ficando cada vez mais escasso aquele que de fato levanta a mão para alguém, para Turing: -❝Às vezes, são as pessoas de quem menos esperamos que fazem coisas que ninguém poderia esperar!❞ e você entende isso, pois o grande gênio se entreabre de um GRANDE incentivo, hoje em dia, é mais fácil alguém olhar e falar pra você: -Isso é difícil, do que dizer: -Acredite, dará certo, ou se faz logo vem a frase, mas pode ser que não de certo, não custa tentar! Enfim.

Bom, o filme concorreu a 8 Oscars em 2015, incluindo Melhor Filme, porém só levou 1. Ótima sonoplastia, roteiro nem se fala, a fotografia, não sei, mas pra mim faltou algo que me remetesse nos anos 50, enfim, complicado falar de um filme que eu achei fascinante e recomendo, achei uma lição de vida, de determinação, de uma pessoa que foi injustiçada pelo simples fato de ser diferente do que a sociedade impõe, e o principal estima-se, encurtou a segunda guerra em cerca de dois anos e salvou mais de 14 milhões de vidas.

Pequeno detalhe” deste filme é a orientação sexual de Alan Turing, ele era homossexual e infelizmente como eu disse acima, perdemos um grande gênio, para uma sociedade preconceituosa que deveria se preocupar com os feitos e não com sua orientação sexual. Existem críticas que dizem que isso foi pouco explorado no filme, pois é este fator que condena Alan Turing e eu achei perfeito este fator ser pouco explorado, pelo simples fato que cor, raça, crença e orientação sexual, não distinguem pessoas (pelo menos não deveria distinguir). Aquela frase: –Se cada um olhasse menos a vida do outro!

Sem “spoiler”, deixarei algumas curiosidades do filme e se você assistiu vem contar, adoro falar sobre cinema, vem conte tudo!

, Isa Araujo!

Quando seu corpo foi descoberto, uma maçã estava meio comida ao lado de sua cama, e embora a maçã não tenha sido testada quanto ao cianureto, especula-se que este foi o meio pelo qual uma dose fatal foi ingerida. Um inquérito determinou que ele tinha cometido suicídio, tendo sido então cremado no crematório de Woking em 12 de junho de 1954.

Ele foi encontrado morto em seu laboratório ao lado de uma mordida maçã. Obcecado pela história da Branca de Neve, ele havia decidido por fim à vida envenenado, como a personagem-título do conto infantil.
A versão oficial de suicídio, entretanto, ainda hoje é contestada por biógrafos que levantam a possibilidade de morte acidental em razão de inalação do elemento químico durante experimento científico.

Diz uma lenda que o símbolo da Apple, a famosa maçã mordida, seria uma homenagem a Alan Turing, o gênio britânico da computação que se suicidou aos 41 anos, comendo uma maçã envenenada com cianureto. No entanto, isso não é verdade. Os fundadores da Apple, Steve Wozniak e Steve Jobs (este, falecido em 2011, e que foi o idealizador do nome da empresa), assim como o designer do logotipo, negaram a intenção dessa homenagem, mas declararam que gostariam que fosse verdade.

Em 24 de Dezembro de 2013, na contramão da aparente onda internacional de retrocesso na tolerância à homossexualidade, o governo do Reino Unido anunciou uma medida de peso simbólico: o matemático e criptoanalista Alan Turing (1912-1954) recebeu postumamente o perdão da rainha Elizabeth 2º, 61 anos após ter sido condenado por “indecência”.

Imagem real de Alan Turing
*Imagem real de Alan Turing

  • Filme: O Jogo da Imitação
  • Ano de lançamento: 2014
  • Título Original: The Imitation Game
  • Duração: 115min (1h55min)
  • País: Reino Unido
  • Direção: Morten Tyldum
  • Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong, Rory Kinnear, Robert Knock, Charles Dance, Denniston, Allen Leech, Matthew Beard
  • Gênero: Biografia, Drama
  • Classificação etária: 12 anos
  • Distribuidor: Diamond Films
  • Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.
... curta, comente ... Comentários