Saúde

Outubro Rosa 2012

17 de outubro de 2012

Oi Meninas e Meninos…

Estamos na metade do mês de Outubro, porém nunca é tarde para se cuidar e hoje venho falar de uma campanha, o Outubro Rosa, que consiste na conscientização de mulheres e homens no combate contra o câncer de mama.

Outubro Rosa 2012Imagem: Busca Google Imagens.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo. FONTE: AMUCC

Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer:

O câncer de mama é segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Número de mortes: 12.852, sendo 12.705 mulheres e 147 homens (2010).

Recebi por e-mail esta imagem e achei bem ilustrativa quanto aos sintomas da doença.

Outubro Rosa 2012

O primeiro passo para o combate desta doença é o autoexame das mamas, O IBCC (Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer) disponibiliza em seu site um guia de como deve ser feito este exame, basta acessar aqui e ponha em prática esta rotina, notando qualquer alteração busque ajuda de um profissional, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) devem passar em consulta em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que sejam encaminhados ao IBCC em caso de suspeita ou diagnóstico positivo de câncer.

Quanto mais cedo diagnosticado, mais chances de tratamento e cura.
Vamos deixar nosso
Outubro Mais Rosa e nos cuidarmos!!!
Beijos,

Compartilhe, Curta e Comente 16 Comentários
Artigo Anterior Artigo Posterior
    Cadastre seu e-mail e receba nossas atualizações:
     
    Siga Siga no feedly