Gastronomia

Receita: Pão de Queijo Parmesão – Tirolez

23 de fevereiro de 2012

Oi Pessoal!!!

Como eu já havia comentado com vocês sobre a proposta da Tirolez nesta postagem: Queijos Tirolez e que aceitamos, hoje a receita é bem simples, uma delícia, é algo típico na mesa de todos os Mineiros e Goianos.

Antes um pouquinho de história do Pão de Queijo.

A sua origem é incerta, especula-se que a receita exista desde o século XVIII em Minas Gerais, mas tornou-se efetivamente popular no Brasil a partir da década de 1950. Apesar de ser denominado como “pão”, o pão-de-queijo, não utiliza fermento biológico ou químico, e consiste basicamente em um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de ovos, sal, banha de porco, óleo vegetal e derivados de queijo de leite de vaca, de consistência macia e elástica. Empresas brasileiras fabricam e exportam pães de queijo congelados para a Europa, América Latina, EUA, Japão, entre outros lugares. Fonte: Wikipédia

Pão de Queijo Parmesão – Tirolez

INGREDIENTES:

1/2 copo de óleo de soja;
1 copo de leite;
3 ovos inteiros;
250 gramas de Queijo Parmesão Tirolez;
1/2 kilo de polvilho doce e
1 colher (sobremesa) de sal.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela coloque o polvilho. (Reserve)

Leve para ferver o óleo, o leite e o sal, assim que levantar fervura, jogue a mistura ainda quente sobre o polvilho e mexa com um auxílio de uma colher.

Adicione os ovos, um a um e assim que a massa esfriar ao ponto que você consiga manuseá-la com mãos, sove e junte o queijo, quando a massa soltar das mãos já esta pronta para ser moldada, faça bolinhas do tamanho desejado.

Coloque numa forma sem untar, separadas as bolinhas uma das outras e leve para assar em forno médio pré-aquecido por 30 minutos.

Para ter certeza se estão prontos, basta olhar a parte de baixo do pão (parte em contato com a forma) se estiver dourado, desligue o forno e leve a mesa para servir.

RENDIMENTO:

30 unidades tamanho médio.


Pronto, agora é só servir, junte os amigos, familiares para um bate papo e um bom café.

Eu gostei bastante você sente o sabor acentuado do queijo parmesão, deu um toque especial no Pão de Queijo e você tem alguma receita quer compartilhar ou até mesmo quer mostrar aqui, só escrever para a gente.

Quer imprimir esta receita clique aqui, depois de aberto o arquivo é só teclar Ctrl+P.

Gostaram?
Tem outras sugestões de receita, ingrediente conte pra gente.

Bom Apetite!!!

Compartilhe, Curta e Comente 8 Comentários
Artigo Anterior Artigo Posterior
    Cadastre seu E-mail e receba nossas atualizações
     
    Siga Siga no feedly