“Novo motor Puretech 1.2 litros, mais econômico e menos poluente”.
Fala Galera!
Sou Paulo Araujo, colaborador do Ei, é Útil! e venho mostrar para vocês o novo Citroën C3 Puretech 1.2 (2017).
A Citroen do Brasil lança a linha 2017 do C3 com uma novidade, o novo motor Puretech de 1.2 litros de 3 cilindros que gera 90 cavalos de potência e 12,9 kgfm de torque e promete gerar mais economia e menos poluentes. A Citroen declara que o motor é 32% mais econômico que o motor 1.5 8v que equipava o modelo anterior.
Testamos a versão Tendance a mais completa com o motor 1.2 que vem equipada com airbag duplo, freios ABS, direção elétrica, Para-brisa Zenith (Para-brisa que amplia sua visão em até 80 graus podendo ser aberto e fechado por um forro), rodas de liga leve aro 15, luzes diurnas em LED, alarme, sensor de estacionamento, computador de bordo e como opcional, a central multimídia e ar-condicionado digital (R$1850,00).
- Exterior
O modelo 2017 não mudou nada em relação ao modelo anterior, mas suas linhas chamam atenção, principalmente quando equipado com o para-brisa Zenith que continua sendo uma novidade para muitas pessoas, na versão Tendance as luzes diurnas complementam o visual e deixam a frente mais completa e com um visual bem limpo porém as luzes em LED se apagam quando acionado o farol do carro. Na traseira a novidade fica por conta do emblema Puretech na tampa da mala.
- Interior
O interior é bem agradável, na versão testada os bancos são de tecido com um acabamento muito bom e bem confortáveis, a frente do motorista um volante com base chata com uma pegada muito boa. O painel de instrumentos tem fácil visualização com conta-giros, velocímetros e no lado direto uma tela que mostra algumas informações do computador de bordo e um indicador de troca de marchas para auxiliar na economia de combustível.
O acabamento das portas e dos painéis são em plástico duro mas bem acabados e sem rebarbas, as linhas do painel junto com as saídas de ar e o painel central trazem um visual agradável.
O espaço interno é aceitável para o tamanho do carro, possuo 1,76m e fiquei bem acomodado no banco de trás com ajuste para mim no banco da frente, o problema encontrado é devido ao para-brisa Zenith que por conta do tampão, o teto do carro fica mais baixo e eu fiquei com a cabeça encostando no teto e não há alças para nenhum ocupante devido ao espaço para o tampão, assim como não há uma iluminação central na parte dianteira. A iluminação fica acima das portas prejudicando um pouco em alguns pontos do carro como os porta-objetos. Andamos com 5 pessoas no carro e não tivemos problemas de espaço. Na parte traseira os pontos positivos ficam por conta do cinto de 3 pontas para todos os ocupantes e apoio de cabeça para os ocupantes das pontas, o acabamento das portas são em plástico e possuem alto-falantes porém não há saídas de ar pros ocupantes de trás.
Ainda no interior vamos a alguns detalhes que me chamaram atenção:
Para-brisas Zenith – O Para-brisas Zenith realmente te traz uma experiência nova, ampliando sua visão e levando uma condução diferenciada principalmente na chuva e a noite, fica incomodo no Sol forte mas isso é facilmente resolvido com um tampão que abre e fecha facilmente sem atrapalhar a condução. Por conta do teto Zenith o Para-Sol é feito de um plástico fino que não possui espelho e nem iluminação. Para se ter a ideia da visibilidade do Para-Brisa Zenith, basei-se pelo retrovisor central.
Painel de Instrumentos – o painel possui uma ótima visualização com luzes em LED, ele fica aceso o tempo inteiro mesmo quando as luzes do carro estão apagadas.
O visor direito mostra as informações do computador de bordo como consumo, distância percorrida e quilometragem com a quantidade de combustível no tanque sendo alteradas essas informações por um botão na chave do limpador de para-brisas, ainda neste visor aparece a informação da troca de marcha para melhorar a economia de combustível, com o número da marcha a ser trocada e uma seta para cima ou para baixo.
Ar-Condicionado – O Ar-condicionado digital é um opcional comprado a parte juntamente com a central multimídia por 1850 reais, ele é bem fácil de mexer e mostra em uma tela redonda a temperatura, a velocidade da ventoinha, opção auto e direcionamento do ar, todas essas opções podem ser mudadas com botões grandes e de fácil acesso. Ainda tem um acesso do ar para o porta-luvas e assim usar ele como uma mini geladeira e deixar bebidas ou qualquer alimento que precise de refrigeração nele.
Central Multimídia – A central multimídia é touch screen de 7 polegadas e também possui um comando atrás do volante para facilitar o manuseio do motorista. Tem como opções o AppleCar e o MirrorLink (Android) que espelham a tela do celular na multimídia e assim utilizar alguns aplicativos como o Waze na tela do carro, possui também conectividade bluetooth com o celular para músicas mas não tem acesso para DVD ou televisão.
O carro não possui câmera de ré mas possui sensores de ré, ao engatar a ré aparecem na tela um desenho do carro e faixas verdes, amarelas e vermelhas mostrando as distancias do objeto, o carro também possui um aviso sonoro que pode ser desligado.
O som do carro é muito bom para uso normal, o rádio pega bem porém para acessar as rádios e grava-las é um pouco complicado utilizando apenas o controle atrás do volante mas nada que atrapalhe a condução.
Ainda podemos acessar configurações do carro, como consumo instantâneo, consumo médio, quilometragem percorrida e também ligar e desligar as luzes diurnas, por exemplo.
Por fim a Central Multimídia não possui GPS que nos dias de hoje vem sendo muito utilizado, apesar de poder usar aplicativos do celular na tela, um GPS próprio seria mais intuitivo.
Porta-Objetos – o carro possui porta revistas e garrafas em todas as portas, no cosole central e abaixo do ar digital que possuem uma tomada 12v e um entrada USB utilizada para carregar algum equipamento e para ter conectividade com o AppleCar ou MirrorLink. Tanto o porta-objetos abaixo do ar digital como os do console central que fica abaixo do freio de mão são praticamente inúteis pois a não ser que você ponha aqueles “tapetes mágicos” que grudam o objeto, eles caírão em uma subida ou curva acentuada fazendo com que se limite o uso o porta-objetos da parte de trás do console central e o das portas.
Porta-Malas – Com 300 litros de capacidade o porta-malas tem um espaço bom para idas no supermercado e para duas ou 3 malas, possui iluminação e um tampão que pode ser removido para aumentar seu espaço, o estepe tem acesso por baixo do carpete do porta-malas.
- Condução
A condução é ótima, o carro possui direção elétrica progressiva a qual é bem leve nas manobras em baixas velocidades ou parado e mais rígida em velocidades maiores trazendo maior segurança e confiança ao motorista. Friso que a direção é excelente, principalmente na hora de fazer balizas. O câmbio possui trocas bem precisas mas com um engate duro, os retrovisores tem um posicionamento um pouco baixo mas nada que incomode, o ajuste é elétrico com comando na porta do motorista então é muito fácil e tranquilo de manuseá-los. A suspensão é muito bem calibrada absorvendo bem os asfaltos irregulares e deixando o carro bem estável nas curvas.
- Motor e Consumo
A novidade do modelo 2017 em relação ao modelo anterior é o motor, famoso na Europa e vencedor de prêmios de economia e eficiência: o Puretech 1.2 litros.
O Puretech é um motor 1.2 litros tricilíndrico com 90 cavalos de potência a 5750 RPM e 12,9kgfm de torque a 2750 RPM o mesmo que equipa o Peugeot 208 também do grupo PSA. O torque abaixo dos 3mil RPM reflete em um carro mais ágil nas saídas e isso faz ter respostas mais ágeis em retomadas e ultrapassagens ou até mesmo em subidas íngremes. Para se ter uma ideia fomos ao Pico do Urubu em Mogi das Cruzes com 4 pessoas dentro do veículo, a subida é em trechos com asfalto ruim, paralelepípedo e terra e como tinha acabado de chover complicou ainda mais a subida porém o carro me surpreendeu, foi valente e subiu tranquilamente os quase 6 quilômetros de via até o topo do Pico do Urubu.
Em nossas medições rodamos sempre no Etanol, na estrada o motor tem um desempenho excelente, a 120km/h a rotação se manteve abaixo dos 4mil rpm trazendo um consumo de 12km/l sempre com o ar ligado. Na cidade a média ficou em 10km/l também sempre com o ar ligado. Por fim rodados uma média de 500 quilômetros com o carro em um misto de estrada e cidade tendo um consumo médio de 11,6 km/l no Etanol, um consumo excelente e acima de seus concorrentes. Segundo o INMETRO o carro possui um consumo de 10,6km/l e 14,8km/l na cidade e 11,3km/l e 16,6km/l na estrada (com etanol e gasolina, respectivamente).
- Conclusão
O C3 surpreendeu, excelente carro para o dia-a-dia e transito pesado da cidade grande, o motor bem econômico faz jus aos prêmios obtidos na Europa e tem uma relação muito boa tanto para cidade como para a estrada, apesar da litragem pequena e pouco torque é valente em subidas, com calma o carro vence os obstáculos com facilidade além de trazer um grande economia de combustível. Direção muito agradável e é muito fácil manobra-lo, a suspensão está muito bem calibrada e bem macia para o asfalto brasileiro e possui uma boa estabilidade apresentando um bom desempenho em curvas fazendo do carro uma boa escolha para quem quer um carro para ir ao trabalho, compras, tarefas do dia-a-dia e até mesmo pequenas viagens.
Ficha Técnica:
- Veiculo: C3 Puretech 1.2
- Modelo: Tendance
- Marca: Citroën
- Motor: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12V, comando duplo, Flex
- Potência: 90cv (Etanol)/ 84 cv (Gasolina) a 5.750 rpm
- Torque: 12,9kgfm (Etanol) /12,2 kgfm (Gasolina) a 2.750 rpm
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Tração: Dianteira
- Direção: Elétrica
- Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
- Freios: Discos Sólidos (dianteira) e tambores (traseira)
- Dimensões: Comprimento 3,94 m; Largura 1,70 m; Altura 1,52 m; Entre-eixos 2,46 m
- Tanque: 55 litros
- Porta-malas: 300 litros
- Peso : 1.110 kg
- Preço Sugerido: R$ 58.330,00
- Onde Comprar: Concessionárias Citroën – Monte Seu Carro