Oie!!!
Bom, o assunto hoje é sobre economia doméstica e também sustentabilidade.
Achei muito bacana a maneira como o Instituto Triângulo trabalha, e hoje além de falar deles e com permissão dos mesmos postarei pra vocês a fórmula do sabão ecológico.
O Instituto Triângulo é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificada pelo Ministério da Justiça, desde março de 2004, que tem como missão, incorporar atitude sustentável no dia a dia das pessoas que vivem em centros urbanos.
Precursor no combate a poluição causada pelo óleo de cozinha usado, o Instituto Triângulo pratica desenvolvimento sustentável na reutilização deste resíduo, apresentando para a sociedade o quanto podemos ser mais sustentáveis em nosso cotidiano com a simples ação de não jogar o óleo de cozinha depois de usado pelas redes de esgoto por meio do despejo em pias, sanitários, ralos, etc.. Fonte: Instituto Triângulo.
O óleo de cozinha usado passa por um processo de transformação na usina da ONG e é transformado em um produto ecoeficiente, o sabão ecológico. Esse produto é vendido em nossos eventos de mobilização e para parceiros, contribuindo para a garantia da sustentabilidade das campanhas do Instituto dentro de uma ação sustentável, evitando a poluição dos corpos hídricos, gerando trabalho e renda na transformação o óleo em sabão e oferecendo um produto ecoefiente como forma de consumo consciente.
O Sabão Ecológico é o resultado de uma ação de desenvolvimento Sustentável completa. Ele é feito por meio do reaproveitamento do óleo de cozinha usado e é produzido pelo Instituto Triângulo desde 2003. Além de ser um produto símbolo da sustentabilidade, já que o seu processo inclui preservação ambiental, geração de renda, emprego e consumo consciente, o Sabão Ecológico é comprovadamente biodegradável, ou seja, seus resíduos não prejudicam as águas e o solo, pois são consumíveis por microorganismos e bactérias. Fonte: Instituto Triângulo.
Sabão Caseiro Ecológico
Imagem: Divulgação.FÓRMULA
2 litros de óleo de cozinha usado;
350 g de soda em escama;
350 ml de água.
MODO DE PREPARO::
1 – Dissolva a soda cáustica na água em um balde reforçado ou em uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
2 – Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60º.
3 – Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos).
4 – Após esse período despeje o conteúdo em recipientes e aguarde a secagem.
IMPORTANTE
Cuidado no manuseio da soda cáustica, pois é um material corrosivo. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente. Deixe o sabão em descanso depois de pronto, por alguns dias antes de utilizá-lo, para que a soda cáustica se dissolva.
Caso você não queira fazer o sabão, mas gostaria de adquirir é só entrar em contato com o Instituto pelo e-mail: faleconosco@triangulo.org.br e adquirir sua barrinha, você também poderá solicitar informações sobre os postos de coleta do óleo vegetal usado.
Quer imprimir a fórmula clique aqui, depois de aberto o arquivo é só teclar Ctrl+P.
Espero que vocês tenham gostado e qualquer sugestão de assunto e só nos escrever pelo nosso Fale Conosco, nosso blog não abrange apenas cosméticos, é um espaço para tudo que se pode testar de produtos e serviços.
Beijos,