Ana & Isa - Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica

Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica para Proteção: Molde + Passo a Passo

As máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra a COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019)

Olá!

Estes dias postei no Instagram (segue lá) que estava fazendo máscaras de tecido para todo família, e o pessoal pediu para postar como eu fiz, mesmo com toda esta controvérsia de ser ou não eficiente, e como precisamos sair com menos frequência, mas precisamos, acho imprescindível seu uso.

Principalmente neste momento que temos um grande números de contaminados, e até pelo fato de ter em casa pessoas de riscos e por já ter também membros da minha família recuperados da Covid-19.

Isa - Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
Isa Araujo

Então hoje mostro em fotos, pois sou péssima para vídeo um passo a passo de como fazer a sua máscara, não tenho experiência em costura, é a 1ª vez que uso uma máquina de costura, me perdoem, não sou profissional da costura, apenas uma aprendiz!

Antes de seguir no tutorial, a USP disponibilizou “Testes Comparativos de Filtragem” dos tecidos, se você tem alguma dúvida, se o tecido que você tem em casa vai servir, de uma olhada no site (respire! – inova.USP, o recomendado que seja tecido de 100% algodão ou TNT e dupla face.

O material que eu usei pode ser substituído pelo material que você tenha em casa, eu fiz uso do Tecido Tricoline e até de uma retalho da manga de uma blusa, ambos 100% algodão, se você não tem máquina de costura, pode costurar manualmente, elástico, você pode usar uma fita de cetim ou feita com retalhos do tecido, e o TNT serve até aquelas sacolas que a gente ganha de brinde para armazenar sapatos ou roupas, desde que seja grosso.

Como fazer sua Máscara de Tecido ou Pano

Material:

  • Molde – Máscara de Tecido P-M-G
  • Tecido 100% algodão de sua preferência, eu usei Tricoline
  • TNT (Tecido Não Tecido) gramatura 80 ou 80mg
  • Elástico
  • Linha
  • Tesoura
  • Máquina de Costura ou Agulha para costura manual

Pronto vamos começar!

  • Baixe e imprima o molde no tamanho que você achar melhor. São 3 tamanhos: O tamanho P eu fiz para minha sobrinha de 9 anos e ficou ótimo, o tamanho M eu fiz pra mim, minha irmã e mãe e o tamanho G para os meninos da casa, nosso pai e nossos irmãos.
  • Corte o molde e cole num papel mais grosso, isso facilita muito riscar ou fazer a marcação no tecido.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Dobre o tecido de algodão escolhido pelo avesso e risque o molde, não precisa deixar margem no tecido, já esta no tamanho certo para marcar e cortar, faça o mesmo no TNT.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
O TNT você pode marcar e cortar até a linha pontilhada.
  • Como o tecido esta dobrado, cada marcação sai em dobro, no tecido de algodão ficarão 4 cortes (2 marcações) e no TNT 2 cortes (1 marcação).
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Tudo cortado, junte 2 partes do corte no tecido de algodão estampa com estampa (dentro), ficando o lado avesso pra cima e outro para baixo (fora) e o TNT, como este não tem lado, só juntar.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
Desta forma, acerte para passar a costura
  • Passe uma costura na parte circular, deixando uma margem de 1cm, na máquina use como referência o pezinho (sapata). Sobram 2 partes de corte no tecido de algodão, que não precisam do TNT, e este você pode fazer de outra cor ou estampa, eu fiz algumas iguais, e uma outra usei um retalho que eu tinha da manga de uma blusa. Vão ficar 2 partes: uma com TNT e outra não.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Para melhor acabamento e acomodação da máscara no rosto, faça piques espaçados onde foi passada costura em ambas as partes, cuidado para não chegar até a costura, apenas pequenos cortes.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Abra a parte com TNT e passe uma das partes do TNT para o outro lado, ele já dá um acabamento por dentro e reforça bem o centro da máscara.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Junte com a outra metade já aberta sem TNT, ficando estampa com estampa por dentro e por fora avesso e TNT. Eu usei agulhas para segura e não sair do local ao passar a máquina, o certo seriam alfinetes, mas improvisei com agulhas mesmo, tomando cuidado para não me machucar.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Passe uma costura em cima e embaixo deixando as laterais abertas, que é por onde você vai virar a máscara, lembre-se de deixar uma margem de 1cm, na máquina use como guia o pezinho (sapata).
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica

Neste modelo eu fiz outro acabamento na costura circular, desconsidere.

  • Vire pela lateral a máscara, pois a costura foi feita totalmente pelo avesso.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Bordas laterais existem 2 formas: A 1ª forma: Você dobra 1cm do tecido para dentro e dá o acabamento costurando em cima e embaixo para dar forma a sua máscara, este acabamento é bem pertinho da borda, deixe bem pouco espaço mesmo da borda, assim fica muito mais bonita. A 2ª forma: Você faz o acabamento em cima e embaixo e depois faz as dobras. Eu prefiro a 1ª forma.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Se você optou pela 1ª forma de lateral, você então fez a primeira dobra de 1cm para dentro e depois deu acabamento, agora você vai precisar dobrar mais 1cm para fora e passar uma costura bem próxima a borda, o espaço que fica servirá para colocar o elástico. Na 2ª forma de lateral, você já deu acabamento, vai dobrar para fora 1cm e depois mais 1cm, em ambas são 2 dobras, e passar a costura bem próxima da borda.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica
  • Agora vamos passar o elástico, sua máscara esta quase pronta. Na P eu usei 2 tiras de 14cm cada, na M eu usei 2 tiras de 16cm cada e na G 2 tiras de 18cm cada, porém isso depende muito do tipo de elástico, o melhor é o roliço, mas não encontrei, eu recomendo você fazer uma medida, usando um barbante ou linha com referência, também pode usar aqui fitas de cetim ou fazer tiras com retalhos que sobra do tecido, neste caso eu usei 2 fitas de 25cm cada, passei com ajuda de grampo de cabelo e fiz uma costura nos elásticos, com a fita deixei solta para ajuste da pessoa.
Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica

Por fim sua máscara esta pronta, mais ainda não pronta para uso.

Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica

Como lavar sua máscara, antes do 1º uso e com frequência a cada uso.

Deixar de molho por 30 minutos numa mistura 490ml de água + 10ml de água sanitária na concentração de 0,04% e sabão. Secar completamente ao sol, passar o ferro e guardar em sacos plásticos limpos, embaladas individualmente. CUIDADO: Passe o ferro na temperatura mais baixa, o TNT danifica em temperaturas altas, então use a temperatura mínima e não pare o ferro.

Como usar sua máscara.

Higienizar as mãos (água e sabonete ou álcool em gel 70%) antes da colocação da máscara de tecido, para descontaminação das mãos e redução de risco de infecção no momento do ajuste da mesma no rosto, cubra bem a boca e o nariz, depois de colocada não toque na máscara, se o fizer imediatamente higienize as mãos, trocar a máscara a cada duas horas, ou assim que se tornar suja ou úmida, remover a máscara pelas tiras/elásticos laterais, nunca tocando na frente da máscara, após o uso guardar em embalagem hermeticamente fechada até que seja possível submeter ao processo de lavagem.

Fica a Dica!

Vale lembrar que a máscara ajuda a reduzir disseminação, porém se falharmos em alguma etapa de cuidado não impede a contaminação, então se puder ficar em casa, fique, se não puder, use álcool em gel, água e sabão e não compartilhe sua máscara que deve ser de uso individual, cada pessoa da família deve ter as suas.

A máscara que eu usei para foto destaque da postagem, eu fiz um lado no tecido estampado e outro lado usei retalho que eu tinha da manga de uma blusa, aí eu tenho 2 máscaras em uma!

Como Fazer Máscara de Tecido Anatômica

Deixo um vídeo do Ministério da Saúde de como fazer a máscara mais simples, aquelas quadradas e este link do (respire! – inova.USP com molde da máscara de TNT.

Qualquer dúvida escreve para gente nos comentários, pode postar foto da sua máscara também, e ou marque a gente #EuViNoEiEUtil nas redes sociais pra gente ver como ficou a sua.

Espero que vocês tenham gostado!

Beijos 💋

Compartilhe, Curta e Comente
Artigo Anterior Artigo Posterior
    CADASTRE SEU E-MAIL E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES:
     
    Siga no Bloglovin | Siga no feedly