“Cerca de 50% dos tumores mamários em cadelas são malignos já nas gatas essa estatística sobe para 90%”.
Olá!!!
Não, você não leu errado, pra finalizar este mês do Outubro Rosa, resolvi fazer uma postagem sobre câncer de mama em cadelas e gatas, um alerta pra seus proprietários e como agir, infelizmente é o mais comum também entre os animais.
Assim como o câncer de mama nas mulheres, o exame de toque também é preciso, naquela hora de carinho, de brincadeira é a melhor, passe a mão é observe se tem algum nódulo, alguma secreção nos mamilos, coloração diferente, observando qualquer alteração leve ao Médico Veterinário, quanto antes diagnosticado, melhor tratamento e também sobrevivência deste animal.
Ainda é desconhecida a causa, mas animais que fizeram tratamento hormonal (uso não recomendado de injeções para evitar gravidez), não são castradas e causas genéticas são as mais susceptíveis, o tumor pode se manifestar em uma mama ou em várias mamas, em caso de diagnóstico é feito cirurgicamente a retirada da mama ou da cadeia de mamas.
- Como prevenir o câncer de mama em cadelas e gatas
A melhor forma de prevenção é a castração precoce, antes do primeiro cio do animal a incidência cai para menos de 0,05%, entre o primeiro e segundo cio, o risco de desenvolver o tumor de mama sobe para 8%, e após o segundo cio, para 26%. Não utilize aplicação de anticoncepcionais, estes não são recomendados por Médicos Veterinários e em algumas cidades, como São Paulo, a castração é feita de graça.
Deixo vocês com uma pequena arte da nossa Maya, castrada e só curtindo a vida!
Beijos💋 Isa Araujo!