Menu

Oi Galera.

Resolvi fazer esta postagem, pois vejo bastante gente com dúvida sobre alergia, principalmente com produtos cosméticos.

Quem nunca ouviu a seguinte frase: – Olha não usa o sabonete da marca X, pois ele dá alergia.

Não é o sabonete ou qualquer outro produto que causa a alergia e nem muito menos a marca do produto, quem causa a alergia é alguma substância contida na fórmula (composição/componente) do produto e é aí que entra o médico ALERGOLOGISTA. Nossa!!! Nunca ouvi falar.

Alergologia, um ramo da medicina pouco conhecido e sem tradução no dicionário pode ser simplesmente chamado como, estudo, diagnóstico e cura de alergias. Esta área recentemente descoberta já está na lista do Conselho de Medicina. Portanto agora você já sabe se sofre de algum tipo de alergia ou sofre de sintomas desconhecidos já sabe quem você deve procurar um alergologista. Fonte: Portal Médicos

Teste subcutâneo feito no braço
Teste de Contato (PATCH TEST)

Bom, agora que vocês já sabem o que um alergologista, vem à pergunta: – Quando devemos procura-ló???

Na realidade, quando algum produto provoca alguma reação alérgica, como eu disse acima você esta tendo uma reação a alguma substância contida nele e é aí que o medico alergologista entra, ele faz vários testes até chegar as substâncias que de fato causam a sua alergia.

Normalmente são testes subcutâneos, ou seja, na pele (feito no braço ou nas costas), o alergologista coloca diversas substâncias e depois avalia, com isso você terá um laudo das substâncias que podem provocar uma reação alérgica.

Sabendo quem provoca sua alergia e só procurar nos rótulos dos produtos na parte de composição ou componentes.

Se você é uma pessoa que costuma ter alergias a diferentes substâncias este teste será muito importante, pois os sintomas de uma reação alérgica podem ser de uma pequena vermelhidão até um choque anafilático, o sintoma mais grave que pode levar a morte.

E os produtos hipoalérgicos não causam alergias???

Infelizmente não é bem assim, produtos hipoalérgicos são produtos que o oferecem o mínimo de risco para provocar uma reação alérgica, porém você não esta completamente isento que ele não vá provocar alergias, como eu disse se neste produto contiver a substância que você tem alergia, este então causará uma reação.

Meu exemplo: Eu tenho alergia a Tiomersal, antiga substancia usada nos antissépticos, porém ele é usado como conservantes de vacinas e medicamentos e tenho que ficar atenta a isso, por isso ao comprar algum medicamento ou tomar vacina eu sempre vejo se a substância esta ou não presente.

Espero ter esclarecido algo sobre alergias e você tem ou teve reações alérgicas???

Beijos, Isa

About Author

Sou canceriana de 23 de Junho, Médica Veterinária - Área de Vigilância da Saúde, porém acho que dispenso dizer o quanto gosto de animais. Entre a correria da vida concílio o blog, adoro escrever, contar histórias, experimentar produtos/serviços novos entre outras coisas. Amante de um bom café e uma prosa, espero prosear aqui com vocês!

5 1 vote
Avaliação
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Léia Ruiz

Conteúdo super necessário amei a pauta 👏🏽👏🏽

1
0
Would love your thoughts, please comment.x