“8 mitos e verdades sobre a escolha do absorvente”.
A menstruação chegou. E agora? Muitas jovens podem ter dΓΊvidas na hora de lidar com o inΓcio da menarca, ou seja, o primeiro fluxo menstrual. Afinal, basta visitar a prateleira de supermercados e farmΓ‘cias para ver uma infinidade de absorventes e protetores diΓ‘rios, com diferentes tamanhos, formatos e materiais. Como escolher o seu? Para elucidar as mais frequentes questΓ΅es relacionadas a este assunto, JosΓ© Pelino (diretor de engajamento cientΓfico da Johnson & Johnson), elencou as principais dΓΊvidas para tratar deste assunto tipicamente feminino. Confira!
1. Qual é a diferença entre protetor diÑrio e absorvente?
O absorvente possui uma pelΓcula protetora desenvolvida especificamente para reter o fluxo menstrual. Os protetores diΓ‘rios, por sua vez, apresentam basicamente dois tipos: produtos com pelΓcula protetora para retenção de pequenos fluxos, tais como comecinho e finalzinho da menstruação; e protetores com material microporoso respirΓ‘vel, para uso diΓ‘rio, que permitem a absorção da transpiração diΓ‘ria da Γ‘rea Γntima e a circulação de ar na regiΓ£o. Na hora de escolher o seu, lembre-se de levar em conta a intensidade do seu fluxo menstrual, alΓ©m das preferΓͺncia e hΓ‘bitos.
2. Existem substΓ’ncias tΓ³xicas ou que podem causar alergias nesses produtos?
NΓ£o. Os absorventes sΓ£o feitos com matΓ©rias-primas atΓ³xicas e nΓ£o propensas a causar alergias. Os que possuem fragrΓ’ncia tambΓ©m nΓ£o causam preocupação: a fragrΓ’ncia foi desenvolvida especialmente para a regiΓ£o Γntima, respeitando as condiçáes naturais do organismo para nΓ£o causar irritaçáes. Testes dermatolΓ³gicos e ginecolΓ³gicos comprovam que o perfume Γ© seguro para ser usado na Γ‘rea Γntima e ainda proporciona maior conforto para as mulheres no dia-a-dia.
3. DΓ³i para colocar absorvente interno?
Não dói. Quando colocado de maneira adequada, não se sente incômodo algum. Se a mulher não tem o hÑbito de usar este tipo de absorvente, comece escolhendo um menor e treine a colocação lentamente, procurando manter-se bem relaxada. Sempre que sentir necessidade, recomendamos que peça ajuda ao seu ginecologista. O ideal é que a troca seja realizada a cada 8h, de acordo com as instruçáes contidas na embalagem.
4. O protetor diÑrio de calcinha abafa ou pode causar irritação?
NΓ£o. Existem protetores de calcinha desenvolvidos especialmente para o uso diΓ‘rio, feitos com material respirΓ‘vel que absorve a umidade natural do corpo feminino e permite a circulação adequada do ar sem abafar a regiΓ£o Γntima. Estudos, comprovam que estes produtos respeitam as condiçáes naturais do organismo sem causar infeçáes, irritaçáes ou coceiras.
5. O uso do absorvente interno pode tirar a virgindade?
NΓ£o. O hΓmen tem diΓ’metro suficiente tanto para a colocação quanto para a retirada do tampΓ£o. AlΓ©m disso, ele se distende suficientemente durante tais manobras e, por isso, Γ© muito improvΓ‘vel que seja rompido pelo absorvente interno.
6. Qual é a diferença dos absorventes Adapt Plus?
A tendΓͺncia Γ© criar absorventes que permitam proteção, sem deixar o conforto de lado. A tecnologia Adapt Plus traz um formato exclusivo que se encaixa ao corpo, proporcionando mais conforto e proteção. HΓ‘ produtos com uma βcinturinhaβ e centro elevado que seguem as curvas das mulheres e permitem que o absorvente acompanhe os movimentos do corpo, sem deixar espaΓ§o para vazamentos e sem sair do lugar. AlΓ©m disso, pontas mais finas trazem a tΓ£o desejada discrição.
7. Qual o ciclo correto de troca do absorvente externo?
Nos primeiros dias da menstruação o fluxo costuma ser mais intenso logo, a troca deve ser feita mais vezes, uma boa mΓ©dia Γ© a cada trΓͺs ou quatro horas. Depois, conforme o fluxo for diminuindo, Γ© possΓvel realizar somente quatro trocas diΓ‘rias. O nΓΊmero de trocas varia de mulher para mulher, de acordo com o fluxo e com a necessidade e exigΓͺncia pessoal. Para nΓ£o errar, o conselho Γ©: o absorvente deve ser trocado sempre que a mulher se sentir desconfortΓ‘vel com ele.
8. HÑ diferenças nos absorventes fabricados no Brasil, caso comparados com o restante do mundo?
No Brasil, assim como na AmΓ©rica Latina, as mulheres tendem a usar calcinhas menores (mais estreitas atrΓ‘s). Por isso, os absorventes tendem a ser mais anatΓ΄micos, discretos e menores nas pontas. Γ mais comum o uso do absorvente interno em situaçáes especΓficas, como praia, piscina, academia e festas.