Menu
Pessoal / Saúde

Ser Médico Veterinário, eis a questão!

❝A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor❞. Francisco de Assis

Olá!
De frente a tanta polêmica, a tanta falta de informação (sem culpas, por serem leigos no assunto) resolvi manifestar uma opinião sobre a conduta do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e os ataques que Médicos Veterinários vêm sofrendo por apoiar o Conselho, já digo antemão que apoio e trago pra vocês um pouco mais de conhecimento.

Recentemente surgiu assunto sobre atendimento gratuito para animais, todo e qualquer Médico Veterinário que se preze sabe quais são suas condutas, suas normas, suas leis e principalmente sabe qual é a sua ética, APRENDEMOS isso na Faculdade/Universidade e quando algo novo surge recebemos por e-mail, carta, ofício, que existem novas normas, o conselho fica a disposição para eventuais dúvidas, por exemplo se eu tenho dúvidas de como prestar um atendimento gratuito sem ferir o código de ética, simplesmente ligo pro conselho e me informo de qual seria a forma correta de se fazer sem por em condições desfavoráveis outros colegas!

Claro, no Brasil tudo é burocrático, vai levar tempo, vai levar dinheiro, vai dar canseira, mas é o correto a ser feito, admira-me uma Sociedade que tanto pede a inflição de uma LEI/PENA para os errados, ser a mesma que pede para infringi-la! Em prol do bonito, legal e bondoso.

Existe no Código de Ética do Médico Veterinário (RESOLUÇÃO Nº 722, DE 16 DE AGOSTO DE 2002.) seguintes parágrafos:

Art. 21. Ao médico veterinário não é permitida a prestação de serviços gratuitos ou por preços abaixo dos usualmente praticados, exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública.

Art. 22. É vedado ao médico veterinário permitir que seus serviços sejam divulgados como gratuitos.

Ser Médico Veterinário, eis a questão!

Claro, vocês não tem obrigação de saber disso, mas como disse acima um Médico Veterinário sabe que se ele agir desta forma estará fazendo algo antiético. Surge então a imposição da Sociedade para os que agem dentro da lei, vocês deveriam então brigar com Conselho, ir de contra a isso, como vocês são MERCENÁRIOS. Vejam, na lei existem exceções (exceto em caso de pesquisa, ensino ou de utilidade pública).

Vamos nos concentrar na Utilidade Pública – é atribuído somente a entidades sem fins lucrativos, por exemplo Organizações não governamentais (ONG) são grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, isso para assegurar a você, que não exista a falsa ideia de caridade e mesmo com esta segurança sabemos que algumas ainda agem de má-fé! Imaginem sem esta prestação de contas, a saúde do seu animal vira um comércio.

Bom, depois destas informações gostaria que vocês refletissem:

  • Não é proibido “SER BONZINHO”, existem meios para se fazer isso de forma correta e então por que fazer algo que é antiético?
  • Nesta história toda, o grande vilão foi quem está agindo corretamente, devemos então infringir a lei?
  • Para um Médico Veterinário pagar as contas e ter uma vida decente com seu TRABALHO, é tão errado assim? Conheço alguns colegas que se submetendo a condições sub humanas em troca de salários baixos e muitas vezes tiram do seu bolso um tratamento de um animal, somos cobrados para trabalhar por amor, e deixar dinheiro de lado, senão somos mercenários.
  • Existe uma frase: ❝A caridade deve ser ANÔNIMA, do contrário é VAIDADE❞! Vaidade está que hoje alguns defendendo como caridade e olha o CRMV nada mais fez que defender os animais, perceberam que existiam irregularidades e ações antiéticas, e isso que você quer e confia num profissional quando põe a saúde, vida do seu animal nas mãos?

Ser Médico Veterinário, eis a questão!

Por fim, a internet nos trouxe uma gama de conhecimento, porém parece que nos limitou a não raciocinar, o que mais vejo neste meio, é gente se fazendo de bonzinho pra se dar bem, aliás algumas pesquisas demonstram isso, que falou em animais e crianças, as pessoas perdem o raciocínio e se um doido qualquer amanhã se prestar a fazer algo em prol, vira santo!

Sei que mesmo explicando o óbvio ainda terão pessoas dizendo que sou mercenária, quando postei sobre o Monovin, o povo só faltou cortar meu pescoço e olha que dias atrás, uma modelo morreu por uso indevido de medicamento veterinário, claro aqueles que não enxergam além de um palmo do nariz, não percebe a enganação que esta a 2 palmos na sua frente.

Beijos 💋 Isa Araujo!

Ser Médico Veterinário, eis a questão!

Respeito opinião de todos! Pois “Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador” Paul Valéry.

About Author

Sou canceriana de 23 de Junho, Médica Veterinária - Área de Vigilância da Saúde, porém acho que dispenso dizer o quanto gosto de animais. Entre a correria da vida concílio o blog, adoro escrever, contar histórias, experimentar produtos/serviços novos entre outras coisas. Amante de um bom café e uma prosa, espero prosear aqui com vocês!

0 0 votos
Avaliação
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x